terça-feira, 10 de maio de 2011

Livros x E-books.


Hora de produzir um novo texto né? Antes de começar um texto, procuro sempre pesquisar e me atualizar sobre aquilo que vou falar. Hoje não foi diferente. A maioria dos site que achei falando sobre a “batalha” entre livros e e-books levavam o tema pra bem longe daquilo que eu quero comentar; eles tratavam a questao da sustentabilidade. O que é mais acessivel , mais ecologicamente correto, mais barato, mais pratico..? Mas não é esse o ponto que fez minha pessoa parar pra pensar nesse assunto.

O fato é que o uso do e-book vem crescendo a cada dia. Seja pelo custo ou pela comodidade. Eu, como amante de leituras que sou, não posso dizer que isso é ruim. Os livros online tambem são minha saida quando tenho vontade de ler uma obra que é cara mas me peguei pensando: Será mesmo que os livros convencionais serão substituidos pelos e-books?

Ontem terminei de ler Anjos e Demonios – Dan Brown, pelo celular. O livro é bom, aliás, o livro é muito bom, mas tinha algo diferente. Eu vejo nos livros (convencionais) uma magica, algo meio que inexplicavel. Costumo criar empatia por personagens, rir e me emocionar mas isso não aconteceu com minha ultima leitura. É como se fossem casos de amor, – dramaticamente falando – gosto de sentir a textura das folhas, parece que meus dedos são capazes de sentir um sabor em cada página.

Penso que o exercício da leitura é fundamental, em qualquer que seja o meio usado pra isso mas de repente me peguei pensando nos detalhes que apenas os livros podem nos deixar. A principal desvantagem da leitura digital certamente é a perda da sensação física. O ritual da sua compra, a capa, a textura.. E as dedicatórias? E se quisermos presentear alguém?

Me surgiu uma comparaçao um pouco boba, mas não vou deixar de fazê-la: Considerando o livro como um veículo, podemos dizer que ele deixará de viajar por terra e seguirá sua viagem pelo ar. Quando viajamos pelas estradas, aventuramos-nos muito mais; podemos conhecer um pouco das regiões pelas quais passamos, além de termos o privilégio de admirar maravilhosas paisagens. Embora seja mais rápido e até mais seguro, viajar de avião nos priva disso. Embora eu seja uma pessoa que gosta da praticidade do avião, quando se trata da comparaçao Livro-Carro x Ebook-Aviao, prefiro ser uma aventureira, carregando uma mochila nas costas e pedindo carona no meio da estrada. ;)

Um comentário:

Gláucia Ventura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.