segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sobre Simplicidade.




Chega um momento na vida que a gente cansa. Cansa de tentar, cansa de buscar, de pensar.. A gente simplesmente cansa. De tudo. E foi exatamente em um desses momentos que eu tive a certeza sobre a veracidade de uma das frases mais clichês que ja ouvi: " A vida é simples, a gente é que complica ".

As pessoas cobram demais. Cobram dos outros. Cobram de si mesmos. As coisas nao tem que ser – nem são - da forma que a gente quer. Já que eu falei em "clichê", vou logo avisando que corro o risco de ser repetitiva ao tratar esse assunto, por isso nao sei se esse texto vai fazer tanto sentido pra voces quanto faz pra mim.

Lembram daquela historia de caderninho? O caderninho da vida? – mais um clichê - Pois é mais ou menos isso. Já imaginou como seria se a vida fosse como aqueles "borroes" que a gente usava quando fazia a 3ª série? O que voce mudaria na hora de passar sua vida a limpo? Felizmente as coisas nao sao assim. Hoje vejo tudo que vivi – e passei - de uma forma diferente. Enxergo com os olhos da simplicidade. É melhor dormir na vontade ou acordar arrependido? Há um tempo decidi que nunca mais iria dormir na vontade. Agora, aprendi também a nao acordar arrependida. O que fiz, tá feito. As coisas são do jeito que tem que ser. Se eu errar, bola pra frente. O segredo está no perdão. Perdoe os outros. Perdoe a si mesmo. Seja e aproveite o simples.
"Voce diz que ama a chuva mas abre seu guarda-chuva quando ela cai. Voce diz que ama o sol mas procura uma sombra quando ele aparece. Voce diz que ama o vento mas fecha a janela quando ele sopra. Voce diz que me ama e qual atitude tem em relaçao a mim?"
Fique gripado por um banho de chuva. Sinta-se ardido por causa do sol. Chegue assanhado mas sinta o vento. Me ame de verdade e se permita, e nos permita. Nao seja orgulhoso, rancoroso ou ranzinza. So descobri o significado real de tudo isso quando decidi dar um tempo. Aliás, quando precisei dar um tempo, respirar novos ares. Como já dizia o poeta: "Ando devagar porque ja tive pressa e levo esse sorriso porque ja chorei demais. Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe; só levo a certeza de que muito pouco eu sei. Que nada sei. [...] Penso que cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha e ir tocando em frente. [...] Todo mundo ama, um dia, todo mundo chora, um dia a gente chega no outro vai embora. Cada um de nós compoe a sua historia. Cada ser em si carrega o dom de ser capaz, de ser feliz [...] "

Aprendi ultimamente que devemos viver transformando cada caminhada em um passeio e agora enxergo em cada queda o momento sublime em que me levantei. Só agora sou capaz de entender o sentido de clichês como: "A beleza nao está em nao cair mas em reerguer-se". Permita-se. Permita-nos. Afaste-se de tudo que te atrasa, que te segura, que te retem.

Lembre-se de ser feliz!

Um comentário:

Unknown disse...

ÓTIMO texto amiga! Gostei muito. *--* um dia quero escrever como vc! kkkkkk :D