segunda-feira, 31 de outubro de 2011

μεταμέλεια

Aprendemos a caminhar, depois de muitas quedas. Aprendemos a falar, dizendo palavras mal pronunciadas. Aprendemos a segurar objetos, depois de deixar muitos cairem. A vida é feita de tentativas e erros, mas de uma coisa estou certa: errar é, muitas vezes, o caminho pro aprender.
Errar nao é feio, não admitir os erros, sim. Voce tem que ser grande para admitir seus erros; tão grande quanto poucas pessoas sao. Todo mundo tá sujeito a errar, e se arrepender, isso é natural. Algumas vezes, erramos achando que sabemos as consequencias que determinadas escolhas podem causar. Tolice. Talvez até estivessemos cientes, mas na hora que a consequencia chega, poucos estão verdadeiramente preparados. Eu errei. Admito. Admito tambem que as consequencias sao amargas. Muito mais amargas do que eu teria imaginado.
Se voce errou com alguém, acredite - por mais duvidoso que pareça - que voce tem a chance de pedir perdão, de dizer que vacilou. Tão dificil quanto pedir perdão, é saber perdoar. Talvez o fato de voce admitir que pisou na bola não seja suficiente pra mudar as coisas mas acredite.. tente. E se não der certo, vá em frente com a certeza de que deu o seu melhor.

Arrependimento = Do grego μεταμέλεια - Metanóia (Meta=Mudança, Nóia=Mente).
Na origem da palavra, arrependimento quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente.
Eu aprendi - sem dicionário - que voce tem todo o direito de se arrepender das coisas que fez, mas arrependimento nem sempre é suficiente.

Nenhum comentário: