segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Sobre amor e outras drogas.

Já dizia minha mãe: "Coraçao é terra que ninguém anda".
Sábia mainha.
"O tempo cura..", quem nunca recebeu essas palavras como consolo?
Eu já e, por muito tempo, acreditei nisso. Até que um dia a coisa mudou porque é bem verdade o que dizem: "Quando a gente acha que sabe todas as respostas a vida muda todas as perguntas".
Achei que tinha encontrado, lido e aprendido o manual da vida, mas "a vida nao vem com manual", certo? Hoje, uma frase que li há alguns anos faz mais sentido, ela dizia que: "O tempo nao cura tudo, aliás, o tempo nao cura nada, ele só desloca o incuravel do centro das atençoes". Verdade!
Já fugi de coisas e pessoas achando que as esqueceria, por vezes até de certo mas quando o lance é verdadeiro, o bixo pega. Eu precisava entender que o tempo é meu aliado, nao meu escravo; ele trabalha comigo, nao para mim, portanto, há coisas que ele se recusa a fazer, porque eu devo fazer sozinha. E sabe qual o remédio para as coisas que o tempo nao cura? Indiferença.
É quando aquilo ou aquele simplesmente já nao tem mais importancia que podemos dizer que nos livramos do problema. Já dizia o poeta: "O contrário do amor não é o ódio, é a indiferança". Sábio poeta.
Para odiar, necessitamos do objeto do ódio, necessitamos dele nem que seja para dedicar-lhe nosso rancor, nossa ira. O ódio, se tivesse uma cor, seria vermelha, tal qual a cor do amor. Já para sermos indiferentes a alguém, precisamos do quê? De nada. A pessoa em questão pode saltar de bung-jump, ganhar um Oscar ou uma prisão perpétua, que nao estamos nem aí. A indiferença, se tivesse uma cor, seria cor da água, cor do ar, cor de nada. Amor e ódio habitam o mesmo universo, enquanto a indiferença é um exílio no deserto. É fácil tornar algo que julgamos tão importante, indiferente? Nao, nao é! Mas o que eu estou tentando dizer é pra voce nao fugir dos seus problemas. Não corra de momentos ruins achando que o tempo vai levar tudo embora. No decorrer da vida, atravessamos muitos desertos e é sempre assim: Ou voce esta prestes a entrar em um deserto, ou está em um deserto, ou acabou de sair de um. Seja lá qual for sua situação, enfrente-a, afinal de contas, no deserto, o céu é mais lindo que em qualquer outro lugar. Já dizia Caio Fernando Abreu: "Nada dura para sempre. Nem as dores, nem as alegrias. Tudo na vida é aprendizado. Tudo nessa vida se supera". Sábio Caio Fernando Abreu!



Nenhum comentário: