segunda-feira, 7 de maio de 2012

Sobre amizade. Ou nao..

Engana-se quem acha que ter e ser amigo é fácil.
A amizade é o amor que nunca morre. Suportaria, ainda que sofrida, que se fossem todas as minhas paixões, mas sem amizade, tudo estaria perdido. Talvez eu nao tenha muitos amigos.. daqueles verdadeiros, daqueles raros, daqueles irmãos, daqueles que as pessoas usam os dedos de uma só mao, ou só um dedo se uma mao, pra contar. Mas de uma coisa, eu estou certa: eu tento ser uma amiga dessas!
Amigo que merece ser chamado como tal, não é aquele que nunca vai errar com voce, mas sim, aquele que vai ter a grandeza de confessar que errou e de te pedir perdão. É aquele que te pergunta o que aconteceu por mais suspeita que uma situação pareça. Que fica ao seu lado mesmo quando o mundo inteiro te aponta. Aquele que ri quando voce ri, e que quando voce chora, ele ri tambem, porque ele sabe que é em voce que ele encontra forças, que é em voce que ele se espelha.
Amigo que merece ser chamado como tal é aquele que fica horas ao seu lado sem dizer nada, e nao se sente constrangido, aquele que voce pode passar dias, semanas, meses, anos ou o resto de sua vida sem rever e o sentimento ainda estará lá. Aquele com o qual voce briga pelo ultimo pedaço de pizza, ao qual voce nega o ultimo pedaço de chocolate.. aquele que voce poe pra dormir no chão da sua casa enquanto voce dorme confortavelmente em sua cama box, aquele com o qual voce vai se meter nas maiores roubadas, aquele do qual de vez em quando voce vai ouvir um grito e precisar dá-lo também. Tudo isso porque voce sabe que nenhuma dessas situações vai fazer com que ele se afaste.
Me pego pensando, como uma coisa tão linda, especial e única, pode ser tão forte e ao mesmo tempo tão fragil. Aliás, penso que o sentimento não seja fraco; fracos são os seres humanos que o carregam, ou melhor, aqueles que "dizem" o carregar. Aquele lance de confianças criadas em uma vida que se destroem em uma palavra, uma atitude ou na falta delas, é verdadeiro
Só uma coisa me doeria mais que perder a confiança em um amigo: perder a confiança de um amigo. Voce me entende?! A amizade acaba quando voce percebe que o unico amigo era voce. Se isso acontecer, faça o que se faz com as paixoes, guarde no coração o que foi bom e na mente o que serve de aprendizado. Não desconte em outras pessoas, nem perca a fé no sentimento.


Nenhum comentário: